sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sem Backup


(Um homem de terno e gravata. No escritório. Recebe um sinal do além – Viva-Voz – é a Secretária)
Secretária: (Voz Off) Senhor, é ele de novo.

Homem: Manda entrar (Ele entra) Espera aí que eu vou ao banheiro. Já volto

Ele: (Esperando, conversando consigo mesmo) Tá bom, tá bom... Já sei, já sei... Já foi dito isso... Claro que já! Cada passo é uma oportunidade para mudar o mundo... Mudar... Eu queria ser eu mesmo? Quero ser algo melhor do que eu mesmo?Ter tudo na vida? Quem quer ter tudo na vida? Quem teve tudo na vida? Onde guardarás tudo? Onde guardava? Eu queria ter tudo na vida! Ou melhor, não ter nada! Esse negócio de ter poder... Queria ter medo. O medo só existe quando se crê que o homem é justo... Há muito que temer... Eu... Eu não... Eu não sou eu... Não sou ego... Sou puro... Santo... Preciso dizer isso tudo pra ele... (Silêncio. Barulho de descarga. Volta o Homem, ajeitando a calça).

Homem: Fala, meu filho.

Ele: (Olhando para cima) Senhor! Eu gostaria de...

Homem: Pode olhar pra mim! Desta vez eu permito!

Ele: Senhor, tenho um pedido a fazer

Homem: Não!

Ele: Eu nem pedi.

Homem: Esqueceste que sou o que sou e que naturalmente sei de tudo antecipadamente?

Ele: Mas, senhor, por que não pode me conceder outra missão, algo menos penoso do que estar aqui...

Homem: Aqui onde?

Ele: Aqui, neste lugar...

Homem: Acabas de receber sete pontos negativos em sua carteira por desrespeitar o nosso código de ética. Isso é falta de compaixão, de amor ao próximo!

Ele: Perdão senhor! Eu não falei por mal.

Homem: Mas pensou por mal e o pensamento muitas vezes vale mais! Lembre-se que é salutar velarmos por essas ovelhas desgarradas. Contudo, percebo em vosso coração uma ânsia em falar, em desabafar... Se assim o queres, assim terás... Fale tudo ou cale-se para sempre!

Ele: Tudo, tudo?

Homem: Sim, tudo, tudo!

Ele: O senhor não me castigará?

Homem: Claro que não. Pensas que eu não sei que irá dizer que foste vítima de uma conspiração dos outros?

Ele: E não é verdade?

Homem: Não!

Ele: Bem, quem sou eu pra discordar de vossa onipotência. Mas vamos seguir em frente. Senhor, quem achas que sou? (Homem fica pensando – silêncio)

Homem: Maluf?

Ele: O quê?

Homem: Sarney? Arruda? Erundina? Mickey? “seu” Madruga! Já sei... Bin Laden! Putz... Judas!

Ele: Não se lembra de mim? Sou o teu...

Homem: Meu não. Você é de todas as criançinhas deste mundo... Um camundongo lindo que não larga de seu lindo coelhinho azul...

Ele: Sou uma mistura de Mônica com Mickey?!

Homem: Ah, mas eles não são uma gracinha?

Ele: Que loucura...

Homem: Meu querido, vou te dizer uma coisa. Nas favelas, nos senado, sujeira pra todo lado... Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no...

Ele: Isso é uma música...

Homem: Pois então, eu inspirei o autor da mesma... Assim como eu o inspirei naquela música (Cantando) Jesus Cristo... Jesus Cristo... Jesus Cristo eu estou aqui!

Ele: Mas se for a banda que estou pensando... Eles nunca gravaram essa música!

Homem: Não vem mudando de assunto não! Todas as nações são boas, o que estraga são as bolsas de valores. E tem mais: tu que escolheste.

Ele: Estar aqui?

Homem: Exato!

Ele: Aí é que tá o problema

Homem: Que problema?

Ele: Teoricamente eu deveria estar a par de tudo, mas acabei sugado pelo Senhor, quer dizer, pelo partido... Não, não... Pela máquina... Acho que não me lembro de mais nada. Por que escolhi estar aqui?

Homem: Todos precisam fazer escolhas...

Ele: (à parte) Essas frases feitas... (Para o Homem) Mas eu não me lembro...

Homem: Qual foi a última manutenção que fizeste?

Ele: Tá querendo dizer Terapia?

Homem: Isso é para os fracos! Digo algo superior a isso...

Ele: Acho que estou me lembrando...

Homem: Então diga! Que manutenção foi feita para cumprir sua missão?

Ele: (Sem graça) Eu acho que foi a formatação, quer dizer, eu formatei o computador da minha cabeça e me esqueci de fazer backup... Acho que é por isso que não sei o que estou fazendo aqui...

Homem: Sinto em lhe informar, mas seu programa está ultrapassado.

Ele: O quê? O que o senhor quer dizer com isso?

Homem: Vem cá! Ta vendo este botão escrito “delete”?

Ele:

Homem: Aperta ele! (explosão) Ai... Esses presidentes só fazem cagadas... (Apertando o viva-voz e falando com a Secretária) Madalena, coloca um anúncio de nomeação para o partido na próxima eleição. Espere! Tive uma ideia melhor, Tira no palitinho com alguns governadores. Quem sair premiado diga que foi graças a mim. Obrigado. (Se espreguiçando) Pelo menos se fizerem coisa errada é aberta uma CPI e eu escapo de aturar contestadores... Enfim, acho que vou tirar uma soneca no Monte Everest, pelo menos lá não tem ninguém pra me azucrinar (Sai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário